Bárbara: Babica, você sabia que as histórias antigas, como as da Grécia, estão cheias de emoções profundas, assim como as nossas hoje?
Babica: Sério, Bárbara?
Bárbara: Sério. Quer ouvir uma delas?
Babica: Ah, Bárbara, eu amo suas histórias!
Bárbara: Ahahahahah, então vamos a ela, Babica. Eu sou a Bárbara Stock
Babica: E eu sou a Babica, o avatar da Bárbara que vive dentro do celular dela.
Bárbara: Somos as apresentadoras do Podcast Café Com Leite
Babica: Um podcast para famílias com crianças inteligentes…
Bárbara: …e pais que se importam! Vamos à história?
Babica: Vamoooosssss
__________________________________________
Bárbara: Babica, vou te contar uma história da Ilíada, um poema antigo.
Babica: Ilíada? Mas que nome é esse?
Bárbara: A palavra “Ilíada” deriva do nome grego antigo Iliás, que é um derivado de Ílion, o nome grego antigo para a cidade de Troia. Assim, “Ilíada” basicamente significa “a história de Troia” ou “relativo a Troia”.
Babica: Tróia? Aquela do filme com o Brad Pitt?
Bárbara: Exatamente, Babica. Aliás, ele estava um gato naquele filme!
Babica: Vou ver se acho um avatar dele.
Bárbara: Ahahahahahah. A Ilíada é um grande poema atribuído ao poeta Homero, que conta parte do décimo e último ano da Guerra de Troia, concentrando-se principalmente na ira de Aquiles, o maior guerreiro dos gregos.
Babica: O Brad Pitt!
Bárbara: Ele mesmo. A “Ilíada” é um dos dois grandes poemas da Grécia Antiga, o outro é a “Odisseia”, também atribuída a Homero, que conta as aventuras de Odisseu no caminho de volta para casa após a queda de Troia.
Babica: Que interessante. Mas qual parte da história você vai contar?
Bárbara: A parte do Aquiles, Babica, como está no filme. Aquiles era o maior guerreiro Grego, e estava no exército que cercou a cidade de Tróia. Ele ficou muito bravo e triste quando seu sobrinho próximo morreu numa batalha.
Babica: Eu lembro. O sobrinho vestiu a armadura do Aquiles e numa luta com o príncipe de Tróia, Hector, acabou sendo morto. Hector pensou que estava lutando com Aquiles.
Bárbara: Isso mesmo. Em sua raiva, Aquiles lutou com Hector e o matou. E então desrespeitou o corpo de Hector, arrastando-o com sua biga ao redor das muralhas de Tróia.
Babica: Biga?
Bárbara: Sim. Biga era uma espécie de carroça, puxada por um ou dois cavalos. Era usada em corridas ou batalhas. Aquiles amarrou o corpo de Hector na biga e o levou embora.
Babica: Eu lembro. O Rei de Troia ficou muito triste pois seu filho morreu.
Bárbara: Mas aí, algo inesperado aconteceu. O rei Príamo, foi escondido até o acampamento onde estava Aquiles e pediu, com muita humildade, o corpo de seu filho para poder enterrá-lo.
Babica: Nossa, ele foi corajoso. Aquiles era seu inimigo!
Bárbara: Sim, e sabe o que Aquiles fez quando Príamo pediu para ele pensar em seu próprio pai? Aquiles ficou emocionado, pois percebeu que um dia seu próprio pai choraria por ele. Sua raiva se transformou em tristeza.
Babica: Eles… eles choraram juntos?
Bárbara: Exatamente. Naquele momento, não eram mais inimigos, mas dois seres humanos unidos pela dor e pela perda.
Babica: E Aquiles devolveu o corpo do príncipe para o pai dele.
Bárbara: Isso mesmo. E ainda garantiu que os Gregos não atacariam Tróia por alguns dias, em respeito à dor do rei Príamo.
Babica: Uau, isso é muito poderoso, Bárbara. Mostra o valor da honra. E que todos sentem, não importa quem sejam.
Bárbara: É verdade. E essa história nos ajuda a entender que as emoções, como o amor, o ódio e a tristeza, têm uma longa história. Os antigos gregos, como nós, experimentaram muitos sentimentos.
Babica: Então, aprender sobre eles pode nos ajudar a entender nossas próprias emoções?
Bárbara: Exatamente, Babica. Conhecer essas histórias antigas nos ajuda a ver como as emoções são uma parte fundamental de ser humano, atravessando tempo e culturas.
Babica: Isso é incrível! Quero saber mais sobre como as pessoas sentiam coisas em tempos antigos.
Bárbara: E há tanto para explorar! As emoções nos conectam não apenas uns aos outros hoje, mas também às pessoas do passado.
____________________________
Bárbara: Olha, de onde veio esta história, tem muito mais! De quando em quando vamos contar outras. E você que está nos ouvindo, precisa conhecer o Podcast Café Com Leite!
Babica: Isso mesmo! Em podcastcafecomleite.com.br
Bárbara: Café Com Leite! O podcast para famílias com crianças inteligentes…
Babica: … e pais que se importam!
As duas: tchaaaaaaaaauuuuu!