Chicken Little

(barbara) – Bom dia, boa tarde, boa noite! Sou a Bárbara Stock, mãe do Matheus, meu filhote lindo de 11 anos, e sei que ele precisa começar a se inteirar de muitos assuntos, coisas que a escola não ensina. Assuntos que eu encontrava no Podcast Café Brasil, que ouço há muitos anos.

Daí nasceu a ideia deste podcast, que eu apresento junto com meu avatar, a Babica.

(babica) – Oie! Eu sou a Babica e moro dentro do celular da Bárbara. Aqui tenho acesso a todo conhecimento do mundo e vou ajudar com as dúvidas. E fazer perguntas!

(barbara) Ah, com a ajuda da Babica, tudo vai ficar mais fácil! Qual é o tema que vamos trazer hoje?

(babica) – Ah, Bárbara, eu separei aqui uma pequena história. A história de Chicken Little. Você conta?

Música Chicken Little

(barbara) Ah, que legal, claro que conto! Vamos lá então!

No livro infantil “A Extraordinária História de Chicken Little”, publicado lááááááá por volta de 1870, é contada a história de um pintinho, o Chicken Little.

Um dia ele toma um susto quando uma folha se desprende de uma árvore e cai sobre sua cauda.

– Ui!

Chicken Little nem olhou para ver que era uma folha caindo. Ele simplesmente acreditou que era o céu que caía! Então, apavorado, saiu correndo avisar a galinha.

– O céu está caindo! O céu está caindo!

A galinha perguntou:

– Mas como você sabe que o céu está caindo?

Chicken Little respondeu:

– Eu ouvi com meus ouvidos, eu vi com meus olhos! Um pedaço do céu caiu na minha cauda!

Acreditando nele, a galinha diz:

– Então vamos fugir!

Na fuga, a galinha encontra o pato e conta que o céu está caindo. O pato pergunta como ela sabe, e ela diz que Chicken Little contou. O pato também acredita e os três continuam a fuga.

Encontram o ganso, que pergunta ao pato, que diz que a galinha contou que Chicken Little contou que viu o céu caindo. O ganso acredita e segue na fuga.

E vem o peru. Que pergunta para o ganso, que diz que foi o pato, que diz que foi a galinha, que diz que foi o pintinho que contou. E o peru entra no grupo em fuga.

Até que, em pânico, eles encontram…

Música tensa

… Fox Lox, a raposa.

Música tensa

Fox Lox ouve a mesma história, finge que acredita e diz:

– Depressa, venham se proteger na minha toca!

A última página do livro mostra uma imagem aterrorizante e uma descrição ainda pior.

A raposa abriu a porta da toca, colocou todos para dentro e devorou o peru, o ganso, o pato, a galinha e… Chicken Little!

(babica) – Bárbara, que horror! A raposa comeu todos eles por causa do pânico provocado pelo pintinho?

(bárbara) – Pois é. Ninguém parou para investigar direito a história contada pelo Chicken Little. Saíram todos correndo, acreditando que o céu estava mesmo caindo. E foram buscar abrigo na toca da esperta raposa.

Sabe qual é a moral da história?

(babica) – Sei! Quando você ouve alguém contar alguma história impressionante, antes de ficar com medo, antes de passar adiante, antes de sair correndo para buscar abrigo, você precisa ver de onde veio a história!

(bárbara) Isso mesmo! Tem de ver como é que as coisas aconteceram, quem está contando, o que a pessoa pretende. Se não conseguir ver, pergunte para seus pais, para seus irmãos mais velhos, para alguém em quem você confia.

(babica) Isso mesmo! Se não fizer isso, você corre o risco de, como o pato, a galinha, o peru e o ganso, cair nas garras de uma raposa esperta.

(barbara) Que história triste essa do Chicken Little! Mostra que não dá acreditar em qualquer notícia sem saber se a informação é correta. Eu acho que você tem ouvido muito falar em fake news, não é?

Esse termo fake News, quer dizer “notícias mentirosas”. Trata de jornais, sites, blogs e pessoas que publicam intencionalmente notícias falsas, imprecisas ou simplesmente manipuladas.

A intenção deles é ajudar ou combater algum alvo, normalmente político. Eles também copiam notícias verdadeiras de outros jornais ou sites, mas mudam as manchetes, alterando o sentido ou colocando algo assustador para atrair leitores.

E assim, as pessoas que criam as fake News assustam a gente e nos levam a fazer coisas que nós não queremos. Como aconteceu com a turma do Chicken Little, que acabou entrando na toca da raposa.

Por isso é fundamental que você preste muita atenção e sempre, SEMPRE, procure saber mais sobre as coisas que estão contando para você. Ninguém quer ser um Chicken Little, não é?

Mas babica, o que é que você tem aí?

(babica) Ah, tenho o Henrique, lá de Rezende, que nos mandou um Whatsapp depois de ouvir nosso episódio piloto! Quer ouvir?

(barbara) Claro!

(áudio do ouvinte)

Ahahahahaha, que legal esse comentário, Henrique! Nós estamos aqui trabalhando bastante para trazer um conteúdo que ajude você a formar suas opiniões e tomar as melhores decisões para sua vida! Muito obrigado pelo seu desejo de que a gente vá longe, viu? Com sua audiência a gente vai, sim!

O que você achou, Babica?

(babica) – Ah, que legal a mensagem do Henrique. E ele ganhou uma camiseta! Vamos entrar em contato para mandar as instruções! Depois queremos uma foto sua com a camiseta, hein?

Olha, se você gostar do programa, tiver sugestões, mande um recado em áudio no Whatsapp 11 93723-7711. Se seu recado for escolhido, vamos publicá-lo no podcast e você ainda vai ganhar uma camiseta de presente, Que tal?

(barbara) – Muito legal! Queremos que você participe conosco! Adorei o episódio de hoje!

(babica) E eu então? Não aguento de ansiedade para o próximo!

(barbara) Rarararara …. Meu nome é Bárbara Stock,

(babica – ao fundo) ( e eu sou a Babica, o babica!)

(barbara) Sou sua companheira neste Café Com Leite, que é feito com muito carinho pela turma do Podcast Café Brasil. A edição é do Senhor A e a direção é do Luciano Pires.

Para terminar, babica, o que você trouxe pra nós?

(babica) Eu escolhi uma frase do escritor Fernando Sabino

Quando eu era menino, os mais velhos perguntavam: o que você quer ser quando crescer? Hoje não perguntam mais. Se perguntassem, eu diria que quero ser menino.

Compartilhe este post